Azeite de Moura DOP

A origem dos olivais de Moura perde-se no tempo. Encontramos ainda hoje nesta região, a par da esquadria dos olivais mais modernos, múltiplas manchas de oliveiras centenárias e mesmo milenares. Particularmente nos chamados Coutos de Moura, cercando a velha cidade, como uma ilha no meio do olival. 

 

As origens são tão antigas que já no tempo dos Romanos estes citavam em termos elogiosos a arte do povo da região quando se referiam à olivicultura, fazendo referência às exportações para Roma do magnífico azeite proveniente da planície alentejana. 

 

 

Por todo o país, a excelência de qualidade dos azeites virgens de Moura teve sempre uma enorme e muito particular aceitação, bem ilustrada no conhecido ditado popular “tão fino como o azeite de Moura”, quando o povo quer qualificar, por analogia, a finura de espírito de alguém. 

 

É que a singular combinação dos atributos das variedades que estão na base do azeite de Moura, isto é, a finura da azeitona Cordovil, com o frutado e a suavidade da Galega, e com o leve picante e a cor da Verdeal, confere a este azeite características organolépticas de sabor, de aroma e, ainda, uma tonalidade absolutamente invulgares, verdadeiro ex-libris da região onde é produzido.

 

Entidade Certificadora

Com o objectivo de incrementar a credibilidade do processo de Controlo e Certificação, exigindo através delas total eficácia, competência e isenção na actuação dos Organismos de Controlo, bem como a garantia de imparcialidade e independência entre estes e os Operadores, forma definidos pela União Europeia e Ministério de Agricultura um conjunto de Normas e Regulamentos.

Com base nesta regulamentação a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos, na sua qualidade de Entidade Gestora da DOP, propôs a SATIVA - Controlo e Certificação de Produtos como entidade certificadora do Azeite de Moura DOP- Denominação de Origem Protegida.

 

SATIVA - Controlo e Certificação de Produtos

Rua Robalo Gouveia, nº1 - 1A

1900-392 LISBOA

Tel: (+351) 21 799 11 00

Fax:(+351) 21 799 11 19

Email: sativa@sativa.pt  www.sativa.pt

 

A Marca de Certificação, evidenciada no contra-rótulo da embalagem, garante ao consumidor a autenticidade do Azeite de Moura DOP.

 

Contacto
Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
(Santo Agostinho e São João Baptista e Santo Amador)
Moura - Azeite de Moura DOP


A qualidade de ser um produto 100% natural.

Rua Forças Armadas 9
7860-034 MOURA
( Santo Agostinho e São João Baptista e Santo Amador )
285 250 720
285 251 631